O que é e quando ocorre a luxação recidivante do ombro?
Luxação é a perda de contato entre as superficies articulares de dois ou mais ossos, em que pelo menos um dos ossos se “desloca” em relação ao(s) outro(s).

Usamos o termo recidivante quando os episódios de luxação se repetem em uma mesma articulação. A luxação pode ocorrer em qualquer articulação do corpo (exemplos: quadril, joelho, cotovelo, articulações dos dedos, etc), mas o ombro é uma das localizações mais comuns, por se tratar de uma articulação mais instável se comparada a outras regiões do corpo.

Na maioria dos casos, o primeiro episódio de luxação ocorre por um trauma que lesa as estruturas que mantém o ombro no lugar. Em outros casos, o próprio indivíduo já apresenta a articulação mais “frouxa” e ombro pode sair do lugar mesmo que não ocorra nenhum trauma.

Quais são os sintomas da luxação recidivante do ombro?
Dor súbita e intensa, que piora durante a tentativa de movimentar o ombro. Os sintomas só melhoram quando colocamos “o ombro no lugar”.

Como se faz o diagnóstico da luxação recidivante do ombro?
Os sintomas anteriormente relatados sugerem o diagnóstico, principalmente se já houver história de outros episódios de luxação. No entanto, o ideal é realizar radiografias que comprovem que o ombro está fora do lugar.

Como se trata a Luxação recidivante do ombro?
A luxação é uma urgência, isto é, o ombro tem que ser colocado no lugar o mais rapidamente possível, para evitar a lesão definitiva da cartilagem. Através de manobras específicas, o médico coloca o ombro no lugar, o que provoca um alívio imediato da dor. São realizadas radiografias que comprovem o sucesso do procedimento e o ombro é imobilizado com uma tipoia. O profissional solicitará então um exame de ressonância magnética para investigar se houve lesões de estruturas que as radiografias simples não mostram.

Na maioria dos casos recorrentes, o tratamento definitivo envolve uma cirurgia chamada artroscopia. Nesse procedimento, uma câmera e pinças especiais são introduzidas dentro do ombro através de pequenos cortes e as estruturas lesadas são reparadas. Após a cirurgia, o paciente permanece algumas semanas de tipoia para que os tecidos cicatrizem, seguido de um programa bem estabelecido de fisioterapia para retorno às suas atividades normais, incluindo práticas esportivas.

Como se previne a Luxação recidivante do ombro?
A fisioterapia é muito importante para auxiliar no fortalecimento dos músculos que mantém o ombro no lugar. Entretanto, é preciso ter em mente que a  taxa de recorrência para um episódio de luxação é alta em indivíduos mais jovens, podendo chegar a 90-94% em pessoas com menos de 20 anos. Portanto, nos casos recorrentes em indivíduos jovens com lesões bem definidas no exame de ressonância, a cirurgia é a melhor forma de prevenir a ocorrência de novos episódios.